2. Qualificação e Modernização da Oferta do Recurso Endógeno

1. MODERNIZAR E INOVAR A CAPACIDADE DE RESPOSTA DAS ENTIDADES GESTORES DAS REGIÕES DOP E ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS DOS PRODUTORES DA FILEIRA

1.1. Modernização dos meios técnicos e materiais de apoio e suporte à atividade das entidades gestoras e associações.

Pretende-se promover o apoio às associações representativas da fileira na aquisição de equipamentos que permitam melhorar os serviços junto dos produtores no controlo de qualidade e no processo de recolha do leite.

1.2. Implementação de Programa de capacitação institucional para a organização e dinamização da fileira do queijo DOP da Região Centro (5 entidades) – Organizar 6 encontros (3/ano) de associações da fileira; Elaborar guia das boas práticas para a organização de cada região DOP; Organizar 3 visitas de estudo de âmbito nacional a outras organizações de fileira consideradas modelo; organizar 2 visitas de estudo de benchmarking na europa; organizar 1 visita de estudo internacional fora da europa.

É objetivo desta ação a organização de encontros entre as associações representativas da fileira das 3 regiões DOP tendo em vista estimular a cooperação entre elas. O desenvolvimento destas ações conjuntas permitirão elevar o crescimento da fileira do queijo da região centro como um todo apesar das especificidades de cada DOP.

Esta ação prevê também a organização de visitas de estudo que permitam perceber modelos de organização e de cooperação distintos em que possam ser recolhidas boas práticas e adaptadas às 3 DOP da região centro afim de aumentar o nível de organização da fileira e a capacidade desta se projetar no mercado nacional e internacional.

Caceres – Queijo DOP Torna del cazar
País Basco – Idiazabal
Sardenha – Pecorino Sardo